Akiko Perfumaria e Cosméticos

A ordem correta de uso dos produtos para cabelos

Cada produto tem uma ordem específica e especial pois eles agem de formas diferentes.

Principalmente quando você faz muita química, tem os cabelos ressecados, quebradiços, finos, opacos ou qualquer outro problema que queira muito tratar, você vai precisar de produtos especiais para os seus cabelos e o mais importante: saber como usá-los.

1º passo – O shampoo

O shampoo tem um papel fundamental na lavagem capilar: é ele quem abre as cutículas dos fios, penetrando neles e limpando um a um. Além de limpar os fios, ele cuida do seu couro cabeludo também. Então ele é o item mais indispensável no seu ritual de beleza. Fios sujos não absorvem tratamentos e de nada serve você comprar máscaras e tratamentos caros se você não escolhe bem o seu shampoo.

2º passo – A Máscara Capilar / ou Ampola

Depois do shampoo é a hora da máscara – ou da ampola. Isso mesmo! Não é a vez do condicionador e depois a máscara, mas sim do produto de tratamento que você tem ai no seu banheiro. A máscara é desenvolvida pensando em cada tipo de cabelo/problema, por isso temos tantas no mercado, para cabelos danificados, ressecados, coloridos, com escova, amarelados e etc. Cada uma tem uma função especial. Mas, além disso, ela é responsável pela hidratação, reparação, nutrição, maciez e todas as coisas boas que seu cabelo precisa para ficar lindo, sedoso e maravilhoso. Como os fios estão abertos – pois o shampoo abriu a cutícula de todos – a máscara vai penetrar profundamente neles cuidado de um a um. Deixe agir por pelo menos 3 minutinhos e cabelos macios e hidratados no banho.

Posso usar a máscara depois do banho e deixar uns 15 minutinhos para hidratar? Pode sim! Mas sempre depois do shampoo. Então lave os cabelos com shampoo, saia do banho, aplique a máscara, deixe agir e retorne ao banho para finalizar.

3º passo – O condicionador

Agora sim! Depois de tudo isso é a vez do condicionador. Ele vai fechar suas cutículas mantendo o tratamento dentro dos fios. Seus cabelos vão estar protegidos, pois as cutículas se fecharão, ao mesmo tempo que estão sendo cuidados (por causa do tratamento que ficou lá dentro). O condicionador também é responsável pela maciez e o desembaraço pós banho!

4º passo – O finalizador

O finalizador é o cara que vai dar o toque final no seu tratamento, deixando os cabelos uma beleza! Ele, muitas vezes, é essencial no ritual de beleza. Finalizadores são cremes para pentear, multifuncionais, sprays, séruns… Eles vão deixar os mais ainda mais macios e ajudar na hora de pentear. Cada um também tem sua função: o creme para pentear você aplica com os cabelos ainda úmidos e penteia os cabelos, sem enxágue. Os multifuncionais variam, são produtos com diversos benefícios.

 


Observações:

  • Não se esqueça de secar bem o cabelo com a toalha após cada fase – água em excesso pode atrapalhar a absorção dos produtos nas madeixas. O processo deve ser repetido em média duas vezes por semana para que o fio não fique saturado de química e acabe ficando pesado.
  • A restrição da água quente já não é nenhuma novidade, pois a maioria já sabe que a alta temperatura danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho. Mas você sabia que a lavagem não deve ser feita somente com água fria? Por exemplo: Quando você tem uma louça com resíduos de oleosidade para remover, como você pode fazer para facilitar a retirada do óleo? Usando água morna! A mesma coisa acontece com o cabelo, que também fica olesoso. Para facilitar a retirada de oleosidade e deixar o fio mais limpinho, o ideal é que ele seja lavado com água morna. É uma temperatura meio-termo que ajuda a limpar melhor o cabelo sem ressecar ou danificar.
  • Caso lave todos os dias, ou dia sim, dia não, e os fios não sejam muito oleosos, dá para usar o shampoo apenas uma vez. Agora, se o cabelo é extremamente oleoso ou você fica mais de dois dias sem lavar, o ideal é que o shampoo seja aplicado duas vezes, para limpar bem.
  • A quantidade de shampoo necessária para lavar:
    -Cabelos longos e/ou volumosos: dois pumps de shampoo para cada lavagem.
    -Cabelos médios: um pump para cada lavagem.
    -Cabelos curtos: um pump para cada lavagem.
    Não adianta colocar meio litro de shampoo na mão e aplicar no cabelo, isso não vai fazê-lo ficar mais limpo. Ao contrário, só vai causar acúmulo de produto e deixar seu cabelo pesado, cheio de resíduos e sem vida.
  • O condicionador não deve ser aplicado na raiz, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo favorece o aumento de oleosidade. Quando excessiva, pode causar coceiras e mau cheiro, além de dermatite seborreica (caspa). Deve ser usado apenas no comprimento e pontas dos cabelos e deixar agir por, aproximadamente, três minutos. Em seguida, é preciso enxaguar bem. Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, senão ficará muito gorduroso e com tendência à caspa e a adesão de partículas invisíveis que removem o brilho do cabelo.
  • Pré-lavagem: criação de barreira protetora nos cabelos cacheados, crespos ou estiverem extremamente ressecados, antes de lavar os cabelos é interessante iniciar o processo de hidratação, uma espécie pré-lavagem. A ideia é aplicar óleos vegetais puros como argan, ricino, uva, jojoba e coco no cabelo sujo, de preferência 1 hora antes de lavar com shampoo. O óleo vai criar uma barreira que vai ajudar na proteção da estrutura dos fios durante a lavagem.
  • Uma boa ideia é comprar sempre os produtos da mesma linha, pois têm elementos que combinam agindo com uma melhor performance.